Submissão de Trabalhos

Regras para os Resumos das Comunicações Orais

O resumo tem que ser digitado em português e conter o mínimo de 1.500 caracteres e o máximo de 5.000 caracteres com espaços.

Organize o resumo de forma a incluir título, nome do (s) autor (es), minibiografia do (s) autor (es) – graduação, especialização, mestrado, doutorado e/ou pós-doutorado (não há necessidade de todos, pode ser um ou dois títulos); informe, também, a instituição de cada formação.

Em caso dos orientadores/professores, além de informar as instuições as quais receberam seus títulos – graduado, especialista, mestre ou doutor (a) – insira, na última linha, conforme a orientação do template, a instituição de vínculo, ou seja, qual a Instituição, seja superior ou não, o professor trabalha ou está vinculado.

No resumo é importante que tenha uma breve introdução, os objetivos, a metodologia e a conclusão do trabalho, formatado em Times New Roman, tamanho 12 e com o espaçamento simples, contendo até quatro palavras-chave.

IMPORTANTE: Os arquivos que serão submetidos devem estar SOMENTE em formato WORD (.doc ou .docx). Sob hipótese alguma, envie o arquivo em PDF.

É importante ressaltar que a comissão científica, responsável pela avaliação dos trabalhos, não terá acesso aos nomes dos autores dos trabalhos, porém, ratificando a informação anterior, o arquivo em WORD que será anexado no ato da submissão, precisa vir com os nomes dos autores (incluindo coautores e orientadores), visto que serão necessários para a composição dos anais.

Período de submissão dos resumos: 10/6/2024 até 20/10/2024

Período de submissão dos trabalhos completos para publicação no E-book: 15/11/2024 até 31/3/2025

Observações

  • Cada autor poderá enviar até 4 (quatro) resumos, se desejar, um para cada eixo temático, sendo o PRIMEIRO, o autor ou autora e os outros, coautor ou coautora, incluindo o orientador ou orientadora;
  • Para cada trabalho podem participar, em coautoria, até 5 (cinco) autores, incluindo o orientador, sendo que somente um apresentará o trabalho e essa escolha deve ser marcada no formulário no ato da submissão;
  • Para publicação nas atas do simpósio, todos os autores (incluindo coautor e orientador) devem estar inscritos no evento;
  • Estudantes de graduação, especialização e mestrado, graduados e especialistas é obrigatório ter um orientador com, pelo menos, o título de mestre para submeter a comunicação oral. Já os autores que possuem o título de mestre e doutor não são necessários a participação de orientador;

Com o objetivo de adequar as publicações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, que visa proteger os direitos de liberdade e de privacidade, criando normas a serem seguidas por empresas e governos para a coleta e o tratamento de dados pessoais e de dados sensíveis, na elaboração do seu artigo para submissão, lembre-se de identificar embaixo das imagens da obra a fonte da ilustração (de onde foi retirada a imagem, principalmente aquelas que possuem pessoas).

Existem diversos sites que disponibilizam fotos com permissão de uso das imagens e as permissões são descritas no site (se são de domínio público ou com Creative – CC BY – entre outras permissões que o próprio site coloca). Sendo assim, é imprescindível identificar de qual site, autor, ano e se as imagens têm permissão de serem utilizadas.

Observação: Captura de tela do YouTube não é autoria.

O fato de a fotografia estar acessível mediante pesquisa em mecanismo de busca disponibilizado na internet não priva seu autor dos direitos assegurados pela legislação de regência, tampouco autoriza a presunção de que ela esteja em domínio público, haja vista tais circunstâncias não consubstanciarem exceções previstas na lei.

Exemplo:

Fonte: Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nancy Andrighi ao relatar um processo sobre uso da imagem disponível na Internet em março de 2020.

Informamos que a não identificação correta das imagens acarretará em suas exclusões do artigo ou o texo analisado não será inserido no trabalho que comporá os anais do evento.

Os participantes que residem em cidades localizadas fora da Grande Ilha (São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar), e também em outros estados ou países, poderão apresentar seus trabalhos de forma virtual, por meio de link do Google Meet, que será enviado um dia antes da apresentação, exclusivamente para o e-mail dos autores, e, também, estará disponível para acesso na programação das comunicações orais.

No ato da submissão, informe seu estado, sua cidade, sua Instituição de vínculo, uma sugestão de data para apresentação e se sua apresentação será virtual ou presencial. Se necessário, poderá marcar mais de uma opção. Ex.: o participante tem disponibilidade para os dias 12 e 13 de novembro, no ato da submissão, poderá marcar os dois dias. Se houver disponibilidade para os três dias, basta marcá-los.

O horário das apresentações ainda será definido pela organização do evento de forma que não interfira no fluxo de atividades da programação. Não será possível escolhê-lo.

►Eixo 1 – Arte, Tecnologia e Educação
►Eixo 2 – Gênero, Literatura e Filosofia
►Eixo 3 – Cidades, Patrimônio Cultural e Sociedade
►Eixo 4 – Mídias, Linguagens e Memória

Templates Oficiais do Evento

Visando a padronização das artes do evento, sem que haja distorção do material, ou seja, que seja esticado a ponto de perder sua estética e harmonia visual, e, tendo em vista que muitos participantes não fazem uso do Power Point para suas apresentações, e sim do Canva, Prezi, entre outras plataformas disponíveis, a Comissão Organizadora disponibiliza, as artes originais que podem ser utilizadas para a formatação dos slides que serão utilizados pelo participante no dia a apresentação.

Cabeçalho 1 – Tam 790 x 102 pixels
Cabeçalho 2 – Tam 1920 x 450
Background Apresentação de Slides (Capa)
Background Apresentação de Slides (Páginas Internas)
Logotipo do Núcleo de Humanidades (1866 x768)

Cor Branca:
RGB: R – 254 | G – 254 | B – 254
Código Hex: #FEFEFE

Cor Cinza Claro:
RGB: R – 230 | G – 230 | B – 230
Código Hex: #E6E6E6

Regras para Trabalhos Completos

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DOS ARTIGOS (TRABALHOS COMPLETOS APRESENTADOS) NOS ANAIS DO V SIICS E DA XI SEMANA ACADÊMICA DO PGCULT

Convidamos os participantes do V Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (SIICS) e da XI Semana Acadêmica do PGCult (individualmente ou em coautoria com demais autores, orientadores e professores), que apresentaram conferências, mesas-redondas e comunicações durante o evento, a enviarem seu texto de 15 de NOVEMBRO de 2024 até o dia 31 de MARÇO de 2025, para que sejam publicados no E-book do evento.

Cada autor poderá submeter até (4) quatro trabalhos apresentados.

Todos os trabalhos aprovados para a publicação aparecerão no E-book do V SIICS e XI Semana Acadêmica do PGCult, que terá selo da EDUFMA e ISBN emitido pela editora da Universidade Federal do Maranhão.

Regras para submissão:

1. Os trabalhos completos deverão ser enquadrados nas orientações abaixo e encaminhados do seguinte modo:

– Adequação às áreas dos quatro eixos temáticos do V SIICS e da XI Semana Acadêmica do PGCult:

a) Eixo 1 – Arte, Tecnologia e Educação;

b) Eixo 2 – Gênero, Literatura e Filosofia;

c) Eixo 3 – Cidades, Patrimônio Cultural e Sociedade

c) Eixo 4 – Mídias, Linguagens, Memória e Sociedade

​2. Os artigos devem ser submetidos somente em formato Word.

3. Primeiras linhas:  – Título, nome do (s) autor (es), minibiografia do (s) autor (es) – graduação, especialização, mestrado, doutorado e/ou pós-doutorado (não há necessidade de todos, pode ser um ou dois títulos); informe, também, a instituição de cada formação. Em caso dos orientadores/professores, além de informar as instuições as quais receberam seus títulos – graduado, especialista, mestre ou doutor (a) – insira, na última linha, conforme a orientação do template, a instituição de vínculo, ou seja, qual a Instituição, seja superior ou não, o professor trabalha ou está vinculado.

4. Resumo com até 4 (quatro) palavras-chave.

5. Em Seguida: Texto (Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências).

6. Formatação do texto: fonte Times New Roman tamanho 12; folha A4 com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm; parágrafo deve iniciar com recuo à esquerda de 1,25 cm; espaçamento entre linhas 1,5; citação em destaque a partir de 4 linhas com recuo de 4 cm à esquerda, espaçamento simples, fonte tamanho 10; referências bibliográficas no corpo do texto seguindo o modelo (Autor, ano, página) e referências completas no final do texto (de acordo com as regras da ABNT);

Quantidade de páginas: mínimo 10 ; máximo 20 páginas

Período de submissão dos trabalhos completos para publicação no E-book: 15/11/2024 até 31/3/2025

7. As figuras e tabelas devem estar inseridas no texto;

8. Declaração de responsabilidade autoral: Ao submeter os trabalhos completos, todos os autores (incluindo coautores e orientadores) declaram, sob compromisso de honra, a legítima autoria dos textos apresentados, sujeitando-os a mecanismos de detecção de plágio o que, quando detectado, implica a imediata rejeição dos trabalhos.

Com o objetivo de adequar as publicações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, que visa proteger os direitos de liberdade e de privacidade, criando normas a serem seguidas por empresas e governos para a coleta e o tratamento de dados pessoais e de dados sensíveis, na elaboração do seu artigo para submissão, lembre-se de identificar embaixo das imagens da obra a fonte da ilustração (de onde foi retirada a imagem, principalmente aquelas que possuem pessoas).

Existem diversos sites que disponibilizam fotos com permissão de uso das imagens e as permissões são descritas no site (se são de domínio público ou com Creative – CC BY – entre outras permissões que o próprio site coloca). Sendo assim, é imprescindível identificar de qual site, autor, ano e se as imagens têm permissão de serem utilizadas.

Observação: Captura de tela do YouTube não é autoria.

O fato de a fotografia estar acessível mediante pesquisa em mecanismo de busca disponibilizado na internet não priva seu autor dos direitos assegurados pela legislação de regência, tampouco autoriza a presunção de que ela esteja em domínio público, haja vista tais circunstâncias não consubstanciarem exceções previstas na lei.

Exemplo:

Fonte: Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nancy Andrighi ao relatar um processo sobre uso da imagem disponível na Internet em março de 2020.

Informamos que a não identificação correta das imagens acarretará em suas exclusões do artigo ou o texo analisado não será inserido no trabalho que comporá os anais do evento.

Aguardamos a colaboração de vocês.

​Comissão Organizadora do V Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade e da XI Semana Acadêmica do PGCult.